Sobre
NanoBiotec
​
NanoBiotec é o grupo formado por pesquisadores, estudantes, parceiros e colaboradores que atuam no Laboratório de Nanobiotecnologia (LNANO) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, sendo liderado e coordenado pelo Dr. Luciano Paulino da Silva. Neste ambiente voltado para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) são desenvolvidos projetos voltados para a avaliação de nanoestruturas biológicas e de materiais utilizando ferramentas para caracterização em nanoescala; desenvolvimento e validação de nanopartículas metálicas, poliméricas, lipídicas e lipossomas obtidos por rotas de síntese verde aplicáveis aos mais variados setores que demandam nanossistemas, nanodispositivos e nanoestruturas como sistemas de liberação sustentada/controlada de princípios ativos; nanobiorreatores; nanobiossensores; nanoforense; superfícies funcionais; e membranas seletivas. Mais recentemente, abordagens em fabricação digital por manufatura aditiva, manufatura subtrativa, manufatura transformativa e sobretudo em biofabricação 3D/4D como bioimpressão 3D, bioengenharia reversa e técnicas de fiação também passaram a fazer parte das atividades em PD&I do LNANO. O compromisso da equipe é entregar para sociedade soluções de inovação customizadas, sustentáveis, escalonáveis e replicáveis com segurança e qualidade para atender às demandas de clientes incluindo instituições parceiras públicas e privadas.
Formação: Bacharel e Licenciada em Química (UnB); Mestre em Química Analítica (UnB), Doutora em Ciências (Unicamp).
​
Desenvolve pesquisas voltadas para: otimização e validação de métodos voltamétricos para a determinação de compostos fenólicos em extratos vegetais, visando a síntese verde de nanopartículas metálicas; otimização e validação de métodos voltamétricos para a determinação de íons metálicos, como Ag+, visando os estudos de mecanismo e rendimento envolvidos na síntese de nanopartículas metálicas; otimização e validação de métodos voltamétricos visando os estudos de mecanismos e efetivações de funcionalizações químicas de nanoestruturas.
​
Formação: Graduada em Biotecnologia pela Universidade de Brasília (2016) e é mestre em Nanociência e Nanobiotecnologia pela Universidade de Brasília (2019).
Desenvolve pesquisas e tecnologias relacionadas a fabricação e biofabricação 3D, e é CEO e co-fundadora das startups Bioprint3D e CyclePrint3D.
​
Formação: Graduada em Biotecnologia pela Universidade de Brasília (2017) e mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2020).
​
Desenvolve sistemas nanoestruturados para utilização em biofabricados.
​
M.Sc. Tatiane de Melo Pereira
​
Doutoranda
Formação: Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal de Alfenas (2016), mestre em Nanociência e Nanobiotecnologia pela Universidade de Brasília (2019).
​
Desenvolve lipossomas com atividade terapêutica para futura aplicação em hidrogéis e formação de curativos ativos.
​
M.Sc. Melina Marques Souza
​
Doutoranda
Formação: Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2009) e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2019).
​
Desenvolve nanossistemas contendo maturógenos de origem animal para aplicação em processos de biofabricação.
​
M.Sc. Lucio de Assis Araujo Neto
Doutorando
Formação: Graduado em Biotecnologia pela Universidade de Brasília (2016) e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (2019).
​
Desenvolve hidrogeis à base de biomateriais proteicos e polissacarídeos associados a nanomateriais para a diferenciação celular promovida por estímulos físicos
​
M.Sc. Ivonaldo Reis Santos
​
Doutorando
Formação: Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista -UniP (2016) e Mestrado em Botânica - UnB (2018)
​
Desenvolve estudos voltados para a síntese de nanopartículas por rota de síntese verde e avaliação de atividade biológica contra fitopatógenos.
​
M.Sc. Thalita Fonseca de Araujo
​
Doutoranda
Formação: Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal do Pampa (2017), mestre em Nanociência e Nanobiotecnologia pela UnB (2020).
​
Desenvolve um projeto relacionado a aplicação de nanomateriais em bioimpressão 3D para desenvolvimento de tintas nanocompósitas para biofabricação tridimensional.
​
Bruna Mendonça Lima
​
Mestranda
Camila Letícia Ferreira
​
Mestranda
Formação: Graduada em Farmácia pela Universidade de Brasília (2018)
​
Desenvolve formulações de nanoantibióticos visando ao aprimoramento das atividades e características de moléculas antimicrobianas.
​
Victoria Baggi de Mendonça Lauria
​
Mestranda
Formação: Graduada em Farmácia pela Universidade de Brasília (2019). Atualmente é mestranda em Nanociência e Nanobiotecnologia pela Universidade de Brasília
​
Desenvolve estudos voltados para a síntese de nanossistemas à base de biopigmentos extraídos de resíduos de matrizes vegetais e avaliação de suas aplicações no desenvolvimento de insumos alimentares.
​
Nossa Equipe
Dr. Luciano Paulino da Silva
Pesquisador e Responsável pelo LNANO
Formação: Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2000) e Doutor em Biologia Animal pela Universidade de Brasília (2004).
Desenvolve Pesquisa, desenvolvimento e inovação em nanobiotecnologia e bioengenharia; gestão de recursos humanos e financeiros; gestão de infraestrutura e ensaios.
​
M.Sc. André Felipe Câmara Amaral
​
Colaborador/Analista
Formação: Bacharel e Licenciado em Química, Mestre em Química Orgânica (UnB)
Desenvolve pesquisas voltadas a avaliação do perfil fitoquímico de extratos vegetais de amostras provenientes do Banco Ativo de Germoplasma e Coleções da Embrapa visando a produção de nanomateriais; prospecção de materiais visando a produção de energia renovável.
​
Ph.D. Lennine Rodrigues de Melo
​
Pós-Doc
Formação: Doutora em Química na Universidade de Brasília. Área de atuação: Química Inorgânica. Catálise e Materiais (2019) Mestra em Química na Universidade de Brasília na divisão de Química Orgânica (2015). Licenciada e Bacharela pela Universidade de Brasília (2012/2013).
​
Desenvolve síntese e caracterização de óxidos microesféricos hierárquicos com potencial aplicação na degradação de resíduos farmacêuticos
​
M.Sc. Beatriz Santos Carvalho
​
Colaboradora/Parceira
Formação: Graduada em Biotecnologia pela Universidade de Brasília (2016) e é mestre em Nanociência e Nanobiotecnologia pela Universidade de Brasília (2019).
Desenvolve pesquisas e tecnologias relacionadas a fabricação e biofabricação 3D, e é CEO e co-fundadora das startups Bioprint3D e CyclePrint3D.
​
M.Sc. Lucio de Assis Araujo Neto
Doutorando
Formação: Graduado em Biotecnologia pela Universidade de Brasília (2016) e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (2019).
​
Desenvolve hidrogeis à base de biomateriais proteicos e polissacarídeos para a diferenciação celular promovida por estímulos físicos.
​
Alessandra Maia Freire
​
Mestranda
Formação: Bacharela em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Brasília e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Nanociência e Nanobiotecnologia da Universidade de Brasília
​
Desenvolve aplicação de nanopartículas magnéticas para alinhamento celular.
​
Daniella Lagares
​
Mestranda
Formação: Bacharel em ciêcias biológicas pela Unip, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Paraná.
​
Desenvolve projeto de mestrado em Nanossitemas para aplicação em Dermocosmecêuticos.
​
Brenno Martinz Barroso Gondim
​
PIBIC
Formação: Graduando em Química Tecnológica pela Universidade de Brasília
​
Desenvolve otimização dos protocolos de produção de tintas a base de biomaterial de micélios de cogumelo.
​
Karoline da Costa Vieira
​
Bolsista ITI
Formação: Graduanda em Biotecnologia (UnB)
​
Desenvolve colaboração na seleção de recursos genéticos vegetais para produção de nanopartículas e nanofibras poliméricas.
​
Vitória Araujo Martins
​
Bolsista ITI-A
Formação: Graduanda em biotecnologia da Universidade de Brasília
​
Desenvolve formulação e análise de nanofibras poliméricas.
​
Dra. Vera Lúcia Perussi Polez
Pesquisadora
Formação: Biologia, Doutora em Ciências/Bioquímica
​
Desenvolve pesquisas no LNANO: mecanismos e atividade antioxidante em nanodispositivos;
nanosegurança (citotoxicidade e fitotoxicidade); produção de biomateriais provenientes de micélios fúngicos para a produção de impressos 3D; produção e caracterização de tintas alimentícias.
​
Dra. Gabriella Magarelli
​
Colaboradora/Analista
Formação: Bacharela e Licenciada em Química (UnB), Mestra em Química Analítica (UnB) e Doutora em Ciências/Química (Unicamp).
​
Desenvolve pesquisas voltadas à validação e aplicação de métodos eletroanalíticos e espectrofotométricos para a análise de antioxidantes e metais em matrizes vegetais e alimentícias e
caracterização voltamétrica de nanopartículas metálicas.
​
M.Sc. Isadora Corradi
​
Bolsista de Estímulo à Inovação
Formação: Mestre em Ciência Florestal e bacharel em Engenharia Florestal
​
Desenvolve projeto de pesquisa, com desenvolvimento e inovação em parceria com empresa privada.
​
M. Sc. Gabriela Mendes da Rocha Vaz
​
Bolsista DTI
Formação: Graduação em Biotecnologia pela Universidade de Brasília (2019) e Mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2021), Bacharel em Biotecnologia.
​​
Desenvolve projetos relacionados à biofabricação de cortes inteiros análogos a peixe a partir de leguminosas, desde o desenvolvimento de modelos CAD, confecção de biotintas até o processo de Bioimpressão 3D.
​
M.Sc. Tatiane de Melo Pereira
​
Doutoranda
Formação: Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal de Alfenas (2016), mestre em Nanociência e Nanobiotecnologia pela Universidade de Brasília (2019).
​
Desenvolve lipossomas vegetais com propriedades anti-inflamatórias aprisionados em hidrogéis para uso tópico
​
Alice Gonçalves Vieira
​
Bolsista ITI-A
Formação: Graduanda em Ciências Biológicas (UnB)
​
Desenvolve colaboração na seleção de recursos genéticos vegetais para produção de lipossomas e nanopartículas lipídicas.
​
Bruna Teixeira da Costa Barreto
​
PIBIC
Formação: Graduanda em Biotecnologia (UnB)
​
Desenvolve projeto de PIBIC sobre síntese verde e avaliação da atividade antibacteriana in vitro de nanopartículas de prata utilizando recursos genéticos vegetais provenientes de BAGs
​
Ila Niz Veiga
​
Bolsista ITI-A
Formação: Graduanda em Farmácia, pela Universidade de Brasília
​
Desenvolve triagem de potenciais compostos fitoquímicos provenientes de fontes vegetais na síntese de nanopartículas. São utilizadas fontes biológicas do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa.
​
Luísa Morato Ribeiro
​
Bolsista ITI-A
Formação: Bacharel em Biotecnologia pela Universidade de Brasília
​
Desenvolve nanomateriais de crescimento de microrganismos, advindos do solo do Xingu, em condições de cultivo e fatores de exposição variados, atuando na plataforma para triagem e seleção de recursos genéticos aplicáveis visando condicionadores do solo.
​
Dra. Cínthia Caetano Bonatto
Pesquisadora Colaboradora/Pós-Doutoranda
Formação: Graduada em bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2011), mestre (2013) e doutora (2016) em Biologia Animal pela Universidade de Brasília (UnB).
​
Desenvolve sistemas tridimensionais celularizados por técnicas de bioimpressão 3D para testes de fármacos e nanopartículas; e atua no desenvolvimento de nanossistemas como nanoingredientes alimentares no projeto “3DPulSeaFood: um fluxo de trabalho sistemático para impressão 3D de análogos de cortes inteiros de pescados e frutos do mar à base de pulses.”
​
M.Sc. Naiara Milagres Augusto da Silva
​
Colaboradora
Formação: Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Mestre em Ciência Animal com foco em Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012).
​
Desenvolve atividades relacionadas à biofabricação e bioimpressão 3D de alimentos.
​
Ph.D. Juliana Junqueira Pinelli
​
Bolsista de Estímulo à Inovação
Formação: Bacharel em Engenharia de Bioprocessos pela Universidade Federal de São João del Rei, Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras e Doutora em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras.
​
Desenvolve projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação em parceria com empresa privada.
​
M. Sc. Victoria Baggi de Mendonça Lauria
​
Bolsista DTI
Formação: Graduada em Farmácia pela Universidade de Brasília (2019). Mestra em Nanociência e Nanobiotecnologia pela Universidade de Brasília (2021).
​
Desenvolve nanoaditivos alimentares de origem vegetal para a formulação de análogos de cortes inteiros de peixes e frutos do mar à base de leguminosas por impressão 3D com características sensoriais (textura, sabor e aparência) semelhantes àqueles produtos de origem animal.
​
M.Sc. Thalita Fonseca de Araujo
​
Doutoranda
Formação: Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal do Pampa (2017), mestre em Nanociência e Nanobiotecnologia pela UnB (2020).
​
Desenvolve avaliação da toxicidade diferencial de nanopartículas metálicas produzidas por rotas químicas e por rota verde.
​
Camila Cruz Freitas
​
Bolsista DTI-C
Formação: Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Paulista Unip (2017)
Pós-Graduada em Análises Clínicas Unip (2021
​
Desenvolve estratégias inovadoras para o controle de doenças causadas por Xanthomonas em brássica e tomate (Xantcontr)
​
M.Sc. Bárbara Luísa Chagas da Silva
​
Bolsista de Estímulo à Inovação
Formação: Bacharela em Biotecnologia pela Universidade de Brasília e Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista.
​
Desenvolve aprimoramento e validação a campo da estratégia atrai-infecta com o uso combinado deferormônio e fungo entomopatogênico visando ao controle biológico da broca da bananeira
​
Karen Chrockatt de Sá Dantas
​
Bolsista ITI
Formação: Graduanda em Biotecnologia (UnB)
​
Desenvolve avaliação do potencial antioxidante de extratos vegetais de amostras provenientes dos BAGs
​
Maria Luíza Soccio Bezerra
​
Bolsista ITI-A
Formação: Graduanda em Biotecnologia pela Universidade de Brasília.
Desenvolve atuação no projeto "Avaliação do potencial antioxidante de extratos vegetais de amostras provenientes dos Bancos Ativos de Germoplasma e Coleções da Embrapa"
​